Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo

por Ana Paula Bragaglia*

O livro “Ética na publicidade: por uma nova sociedade de consumo” foi concebido do estranhamento que costuma causar a pergunta “existe ética na publicidade?”.

Afinal, sendo a profissão de Publicitário consensualmente aceita pela sociedade, pressupõe-se que alguma função social lhe cabe. Não se trata de propagar enredos de causas sociais em mensagens comerciais, o que pode consistir em estratégia de engodo e, portanto, em mera ideologia de consumo. Trata-se, sim, da função basilar de informar sem enganar e persuadir sem manipular, em favor do êxito de quem possui um negócio, e da satisfação – em vez da perpetuação da falta – de quem busca um dado produto. Havendo benefício para a sociedade, uma dada profissão pode existir e deve, antes de mais nada, ser exercida constante e intensamente atrelada ao exercício ético.

Pensando nisso, autora e organizadora do livro construiu suas aulas de Ética Publicitária, disciplina que leciona há mais de dez anos, e adotou o tema em seu doutorado. A partir de então, as aulas dialogaram com a tese e vice-versa, fazendo nascer o projeto de um livro sobre ética publicitária através do qual fosse possível compartilhar o roteiro central de reflexões utilizadas na disciplina e em suas pesquisas.

Após finalizar a primeira parte e um capítulo da segunda parte da obra, membros de seu grupo de pesquisa “ESC – Ética na Sociedade de Consumo”, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC), da UFF, foram convidados a escrever em coautoria os capítulos relacionados a seus temas de estudo.

A divisão deste livro reflete o propósito de promover, de forma didática e aprofundada, tanto a discussão sobre críticas à publicidade, ou seja, sobre temáticas referentes à ética publicitária, quanto o debate sobre o potencial de influência da publicidade na formação de ideias e comportamentos de indivíduos e grupos.

Diante nisso, o texto foi dividido em duas partes. A primeira traz reflexões e dados que visam compreender a ética sob o ponto de vista da filosofia, relembrar as funções da publicidade, entre as quais está a sua muitas vezes obscurecida função social, e apresentar de forma geral o panorama do cenário normativo do setor no país. A segunda parte consiste na apresentação de temáticas específicas de discussão da ética na publicidade. Tais eixos de debate foram selecionados com base, por exemplo, nas inquietações comumente disseminadas por ativistas de movimentos sociais diversos (ligados à infância, ao consumo consciente, ao combate ao consumismo, à luta pelo fim de preconceitos a minorias sociais etc., e nas principais categorias de diretrizes ético-legais observadas em documentos normativos da própria publicidade ou voltados à defesa do consumidor em geral.

Especificamente, as seguintes temáticas foram abordadas: publicidade enganosa (informativa e emocional); publicidade e estereótipos; publicidade e infância; publicidade e liberdade; publicidade e medicamentos; publicidade e bebidas alcoólicas, passando ainda pela discussão, em alguns capítulos, sobre o potencial de engodo de linguagens publicitárias comerciais que se revestem da defesa de causas sociais.

A autora e a equipe do ESC como um todo esperam que este livro ajude a preencher a lacuna bibliográfica referente a obras deste tema que apresentam um maior embasamento teórico e reflexivo, uma vez que o comum é encontrar livros voltados principalmente à listagem de normas ético-legais, com reflexões e fundamentação teórica pouco aprofundadas. Dessa forma, deseja-se que a obra venha a auxiliar professores, alunos, publicitários e pesquisadores em geral que lecionam e/ou estudam a ética publicitária, de modo a contribuir para que não se entenda mais como paradoxal a relação entre ética e publicidade. Assim, espera-se dar uma pequena contribuição para a construção de uma nova de sociedade de consumo que, de fato, traga mais felicidade do que prometem os enfáticos apelos que costuma propagar.
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*Ana Paula Bragaglia é professora doutora da Universidade Federal Fluminense e líder do grupo de pesquisa “ESC – Ética na Sociedade de Consumo”.

O livro “Ética na Publicidade: por uma nova sociedade de consumo” pode ser adquirido diretamente da editora no site: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/etica-na-publicidade-por-uma-nova-sociedade-de-consumo/