Observatório de Ética, Comunicação e Consumo.

Os desafios de uma geração?

por Mike Akama MAZUREK Nas redes sociais digital como Facebook, Youtube, Twitter ou Instagram é comum observamos usuários que produzem e disseminam conteúdos como parte de uma busca desesperada por visibilidade e pelo reconhecimento de outros internautas. No entanto, quando esta busca coloca em risco a própria integridade física do autor do conteúdo, creio que […]

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Os arautos da moralidade

por Fabrizzio CHIOCCOLA. Os supostos ou prováveis desvios de conduta nas escolhas e nas ações dos sujeitos que exercem cargos públicos no Brasil ganham “advogados” de acusação e defesa na voz dos cidadãos que ocuparam as ruas por todo o país. Não pretendo aqui deliberar ou impor nenhum tipo de veredito pró ou contra o […]

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Religião, consumo moral e comunicação: um olhar a partir das peregrinações à Nova Trento

por Neusa SANTOS Dentre as muitas questões que surgem em torno ao fenômeno da religiosidade, como podemos relacioná-lo com o campo da ética e da comunicação? Ainda que saibamos das múltiplas possibilidades de tais aproximações, neste texto, buscamos tecer alguns apontamentos sobre essas possíveis relações a partir da análise da peregrinação ao Santuário de Madre […]

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O discurso científico do Facebook Data Team e a legitimização do algoritmo do Facebook.

por Marilia PEREIRA Imagine que, ao invés de largar a Harvard University para se dedicar ao Facebook, Zuckerberg tivesse resolvido seguir a carreira acadêmica. Sua criatividade e inovação revolucionariam a comunidade científica? A julgar pelo último artigo científico[1] de autoria do Facebook Data Science Team, diria que não. Falta-lhe método. O referido estudo, publicado no […]

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Empresários querem subordinar política a interesse econômico

por Luiz PERES-NETO Recentemente, a TV Folha nos convidou para discutir algumas das questões éticas relacionadas com a Operação Lava Jato. Mais do que esgotar o assunto – o que seria impossível – buscamos levantar questões que permitissem pensar como o diálogo e as opiniões divergentes, para além do universo meramente jurídico, auxiliam a questionar a […]

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A apropriação de estereótipos pelas culturas de consumo em torno do saudável

por Raquel HADLER “Com saúde não se brinca” é uma frase popular que esboça uma preocupação com a saúde, aspecto que ganha eco por uma quantidade múltipla de vozes que povoam o nosso dia a dia. Veículos de comunicação, parentes, amigos, médicos, nutricionistas ou algum dos demais especialistas em torno da saúde nos relembram esta […]

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Valentinas

por André RODARTE. A mídia é o campo onde objetos, pessoas e acontecimentos competem por visibilidade. Mais do que a procura por ser visto, a mídia – e incluo aqui a publicidade – é o palco de disputas de construções de sentido. Em um constante jogo de circulação de afetos, a mídia nos ajuda a […]

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Afinal, o que é “Ética de Bolso”?

por Luiz PERES-NETO   O que um observatório faz, me perguntava, tempos atrás, uma colega de trabalho. Eu imagino – dizia ela – uma trupe de pessoas observando tudo, intensamente, incansavelmente, durante 24 horas todos os dias da semana, sem trégua. Como boa foucaultiana, a imagem que lhe veio à mente não foi outra senão […]

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Facebook, privacidade e a ponta do iceberg.

por Marilia PEREIRA   “Você está no comando”. Com esse discurso de empoderamento do usuário, o Facebook anunciou sua nova política de privacidade[1], em vigor a partir de 30 de janeiro de 2015. Bem distante do documento de 35.533 caracteres (o equivalente a 11 páginas de texto corrido com espaçamento simples) com que comunicou as […]

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